PROJETAR PARA 3º IDADE

PROJETAR PARA 3º IDADE

Muitas vezes pensamos em rampas, acessos mais fáceis e barras de Apoio, pensamos em locais com segurança, bem claros e iluminados não é mesmo? Quase hospitais! 

Tristeza, apatia, desânimo, ansiedade e até depressão podem ser agravados se a pessoa permanecer muito tempo em local escuro e mal iluminado. Pequenas ações, como manter portas, cortinas e janelas abertas, ajudam a melhorar os aspectos psicológicos e a evitar doenças como as que atingem principalmente o sistema respiratório e imunológico. 

Precisamos pensar em tudo isso, sim! Mas também que esses espaços sejam locais de estímulos as novas conexões cerebrais, o que pode ajudar no psicológico e também no biológico, espaços que estimulam as atividades físicas, banhos de sol, vida ao ar livre, nada mais saudável que uma boa vitamina “D” de forma natureba, ouvir músicas, conversar, tocar algum instrumento, navegar na internet em busca de novos conhecimentos e aprimoramento do que temos, criar novos hábitos a cada dia, pois serão estimulados e proporcionarão nosso bem estar, tanto físico quanto psicológico. 

Assim, estimulamos novas conexões através do ambiente e design, além da segurança, uma junção harmônica entre o natural e o artificial, que quebra paradigmas estruturais para um ambiente. 

A criação de locais agradáveis, que permitam integração, mas também isolamento e privacidade, principalmente com iluminação integrativa e controlada, para contribuir com a regulagem do ciclo circadiano, a iluminação bem projetada com a união das formas naturais dos ambientes e biofilia destacam não somente um conforto do local mais também dá mente, afinal, se esta é a chamada melhor idade, nós profissionais precisamos ajudar o espaço a contribuir para que realmente seja esta a Melhor Idade de fato. 

Ivanete Dalfior de Moraes
Sócia Proprietária da Lumiar do Vale
Engenheira Civil
Pós-Graduada em Master Light Design
Especialista em Neuro Ciência
CREA n.º 5070821015

...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite e pressione Enter para pesquisar