NR 35 – TRABALHO EM ALTURA

NR 35 – TRABALHO EM ALTURA

Reforçando aqui novamente o Trabalho em Altura – NR35, 

Podemos lembrar da Palestra – Trabalho em altura – NR35 com o Professor Eduardo Lioi –    Eng. Eletricista/Produção Mecânica/Segurança do Trabalho realizado em 29 de setembro de 2021 pelo canal do YouTube da AEAVR. 

Teve como Objetivo conscientizar e desenvolver habilidades básicas para trabalhos seguros em altura, possibilitando condições para a integridade física e a saúde dos envolvidos nas atividades NR 35, NR 18 e NBR 16.325. 

Onde citou também a aplicação com Planejamento, Organização e Execução do Trabalho em Altura (35.1.1). 

Todo trabalhador que exerce suas funções em altura superior a 2 metros em relação ao nível inferior deve passar por um treinamento de capacitação.

 Isso porque o tipo de trabalho desempenhado em alturas oferece riscos e requer cuidados especiais. 

Nem sempre os colaboradores possuem este treinamento e isso acaba ocasionando acidentes e imprevistos. 

Esse treinamento NR-35 é uma capacitação que visa preparar os colaboradores para exercer suas funções em alturas. 

Onde esse treinamento Contempla: 

•             As normas e regulamentos da NR-35 são apresentados em sua totalidade, para que todos estejam cientes do que governa essa norma, quais são seus princípios e pontos mais importantes. 

•             A análise de riscos é um módulo que ensina o colaborador a identificar, por meio de uma análise, quais os riscos que determinada função apresenta. Nem todos os trabalhos em altura apresentam os mesmos riscos. Um trabalho em altura interno, por exemplo, é muito diferente de um externo. 

•             São abordados os riscos que provavelmente estarão presentes na maioria dos trabalhos em altura. O treinamento NR-35 também ensina como controlar a atividade para diminuir esses riscos e formas de prevenção. 

•             Outro ponto abordado pelo treinamento NR-35 é referente às formas de prevenção, que são os sistemas, equipamentos e procedimentos. O trabalhador aprenderá com as melhores recomendações, sempre visando sua integridade. 

•             Prevenção de acidentes significa prevenir todo e qualquer tipo de acidentes. No treinamento NR-35, essa prevenção é mais focada em trabalhos em altura, mas contempla boas práticas e cuidados a serem tomados para prevenir acidentes no geral. 

•             Por fim, o colaborador aprende como agir em emergências, nas mais diversas variações. A conduta em emergências fecha o treinamento NR-35 com conhecimentos indispensáveis para manter a segurança mesmo sob as mais adversas situações.

Eng. Civil e Segurança do Trabalho – Roberto Costa Cunha
CREA n.º5060717458

...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite e pressione Enter para pesquisar